A tarde desta sexta-feira, 6, foi marcada por uma visita técnica, por parte de equipe da Secretaria da Cultura (Secult), ao Memorial Coluna Prestes, uma das edificações do estado que passa por processo de reparos para melhor atender a comunidade e aos turistas que visitam a capital. Atualmente, as instalações estão fechadas ao público para a realização de manutenção em sua parte elétrica, reparos estruturais gerais, pintura e troca de todo o carpete do Teatro de Bolso, parte integrante do museu. Também serão realizadas obras no palco, no camarim e na iluminação do espaço.
A obra é uma das diversas ações de manutenção preventiva e corretiva a serem realizadas pelo Governo do Tocantins, através da Secult, em edificações históricas do estado, compreendendo igrejas e museus locais. O primeiro passo aconteceu ainda durante o mês de junho, quando foi assinado o contrato com a empresa de engenharia licitada para condução desse trabalho. Ao todo, são R$ 4,5 milhões destinados as obras.
“Esse é um projeto realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura, para a parte inicial de manutenção de museus, igrejas, de patrimônios da história do Tocantins. Nessa primeira etapa, além do Memorial Coluna Prestes, teremos obras em Natividade, Monte do Carmo, Chapada de Natividade, Dianópolis, Arraias, Paranã… Então essa etapa agora é para finalizar essa parte burocrática e a primeira parte de ação de manutenção, como é o caso daqui do museu”, disse o secretário da Cultura Tião Pinheiro.
Conduzindo a visita, o representante da empresa licitada, Matheus Costa, explicou as etapas do processo. “A gente iniciou com a parte elétrica, que estava defasada, e o próximo passo será entregar a parte interna, que corresponde a pintura, e a parte externa, que diz respeito a quebra do piso e a pintura externa”, comentou. A previsão é de que a obra seja entregue no primeiro semestre de 2025.
Durante a visita, Alline Alves, gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, setor da secretaria responsável pela ação, reforçou seu contentamento com as obras iniciadas. “Esse é um importante passo para preservação da memória e para a cultura do povo tocantinense, já que o foco são as edificações históricas do estado”, disse.
Outras edificações
O Memorial Coluna Prestes é apenas uma das edificações que passam por reforma e manutenção. Como obras prioritárias ainda estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no município de Monte do Carmo; a Casa de Cultura de Paranã; o Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal; o Museu Histórico e Cultural de Arraias; a Paróquia Nossa Senhora da Natividade; as ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade; a Igreja de São José das Missões, em Dianópolis, e o Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), em Palmas.
Ainda no mês de agosto, foi realizada a limpeza dos azulejos presentes na Via Sacra entre o povoado do Bonfim e o município de Natividade, para a celebração da Romaria do Senhor do Bonfim, importante evento cultural e religioso do estado, que reúne romeiros em peregrinação. Na oportunidade, o secretário Tião Pinheiro gravou um vídeo diretamente dos monumentos, de onde explicou um pouco do processo, que é parte das ações do Governo do Estado.
Para o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda, “as obras de reparo e manutenção representam a preocupação do Governo do Estado em preservar a história e a memória dessas edificações, pois as mesmas fazem parte da identidade cultural do Tocantins. A correção e prevenção dos problemas estruturais garantem que a população possa fazer um bom uso desses espaços”, disse.
“Nesta última semana estivemos nos municípios de Paranã e Arraias, para a vistoria técnica das edificações. Foi feita uma análise técnica de cada local, para identificação de patologias e problemáticas, que foram levantadas na primeira vistoria, e com essas novas visitas conseguimos apontar o que ainda continua, o que já foi reparado, o que deteriorou mais, para que possamos levantar todos os pontos”, explicou a arquiteta da Secult, Camila Miranda. A servidora ainda apontou que todas as edificações que constam na lista de manutenção foram visitadas para levantamento das necessidades, e que o próximo passo é listar as urgências e elaborar as planilhas com os serviços a serem executados.







