O 13º Encontro Paulista de Museus, que ocorre até esta sexta-feira, 14, no Theatro São Pedro, em São Paulo, marca mais uma ação de continuidade no fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus e na articulação entre os entes federativos para a construção de políticas públicas voltadas ao campo museológico. O evento, que começou no dia 12, tem como tema “Construindo Futuros”, e conta com a participação do gerente de Desenvolvimento da Cultura, Luciano Pereira, representando a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult).
A agenda tem como foco a apresentação e o debate da Política Estadual de Museus de São Paulo (PEM-SP), elaborada de forma participativa entre 2023 e 2024. A PEM-SP representa um compromisso compartilhado para enfrentar desafios comuns no campo museal, com ênfase em temas como preservação do patrimônio cultural, educação, diversidade, gestão e acessibilidade. A programação do 13º Encontro inclui ainda seis paineis que abordam esses eixos temáticos, além de visitas técnicas e atividades formativas.
Confira a programação completa neste link.
Luciano Pereira destacou a importância da presença do Governo do Tocantins, por meio da Secult, no evento. “A participação do Tocantins reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento de políticas públicas para o setor museológico e alinha-se às discussões de outros estados, além de contribuir para a construção de um planejamento estratégico”, completou.
Também participaram da reunião representantes dos estados do Pará, Amazonas, Sergipe, Goiás, Maranhão, Amapá, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e representantes do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Durante o evento, foram apresentados os novos departamentos do Ibram e seus planos de atuação para efetivação de uma política museal de acordo com as especificidades de cada Estado.