Oficinas do Projeto Toca Criativa têm início em Palmas e levam audiovisual a jovens de periferia

publicidade

As oficinas do Projeto Toca Criativa começaram neste sábado, 04, reunindo jovens da região Sul de Palmas, no Aureny II, na sede da ONG Unidos por Um Mundo Melhor (UPMM). A iniciativa oferece formação gratuita em audiovisual com o uso do celular, voltada para jovens de periferia de 15 a 29 anos.

Com carga horária de 16 horas, a programação envolve três módulos — roteiro, gravação e edição — e segue também neste domingo, 05, sempre das 9h às 18h. Ao todo, o projeto contemplará 24 jovens, sendo 12 da região Sul e 12 da região Norte da capital.

A estudante Isabella Machado, 17 anos, que é membro do Comitê de Participação da Criança e Adolescente, disse que a oficina abriu novas possibilidades para ela. “Eu sempre gostei de gravar coisas no celular, mas não sabia como organizar as ideias para virar uma história. Hoje percebi que posso mostrar a realidade do meu bairro de um jeito criativo e profissional e quem sabe visar uma nova profissão”, comentou.

Leia Também:  Documentário “Trilhas da História” será lançado no Cine Cultura com entrada franca na próxima terça-feira, 10

Já Pedro Vitor, 15 anos, destacou a importância da oportunidade para jovens da periferia. “Eu nunca tinha participado de uma oficina assim, mas gosto muito de tecnologia e sou bastante curioso. Estou gostando muito de cada aprendizado.”

Protagonismo e transformação social

A idealizadora e coordenadora do projeto, Hyvanna Corrêa, ressaltou que o Toca Criativa tem como propósito democratizar o acesso ao audiovisual e estimular o protagonismo juvenil. “As periferias são cheias de narrativas potentes que muitas vezes não chegam a ser contadas. O Toca Criativa quer mostrar que o audiovisual pode ser uma ferramenta acessível, que cabe na palma da mão e pode transformar realidades. Quando os jovens descobrem esse poder, eles passam a enxergar a si mesmos e suas comunidades de forma diferente”, afirmou.

Próximas oficinas

Depois da abertura no Aureny II, as oficinas seguem com mais dois encontros programados para este mês:

  • 11 e 12 de outubro – Prefeitura de Palmas
  • 18 de outubro – SESC Palmas

Ao final do ciclo, os vídeos produzidos pelos participantes serão exibidos em uma mostra gratuita e aberta à comunidade, valorizando a produção local e dando visibilidade às vozes das periferias.

Leia Também:  Sarau do Cinema: Músicas dos Grandes Clássicos Brasileiros e Internacionais

Projeto

A realização do projeto é de Hyvanna Corrêa com oficina também de Ramon Dias. O projeto conta com patrocínio de edital da Lei Aldir Blanc, via Secretaria Estadual da Cultura de Ministério da Cultura.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade