Lei Paulo Gustavo Gurupi

Artista Visual Emerson Filho Inicia Projeto “Criar” em Gurupi.

publicidade

O  artista visual e artesão Emerson Filho,  dá início esta semana ao tão aguardado projeto “Criar”, que foi contemplado no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo, categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais, Módulo III. Este projeto promissor é fruto da parceria entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins, financiado pela Lei Complementar nº 195/2022.

A iniciativa, que promete movimentar a cena cultural local, consiste na realização de uma oficina gratuita de confecção de esculturas em argila, aberta a todos os interessados da comunidade. O objetivo central é estimular a participação de diversos segmentos sociais, incluindo estudantes, professores da rede pública, membros de associações comunitárias, surdos, cadeirantes e outros coletivos.

Emerson Filho compartilhou sua motivação por trás do projeto, destacando: “Com foco nos estudantes e professores da rede pública, membros de associações comunitárias, surdos, cadeirantes e demais coletivos, pretendemos levar essa vertente das artes visuais para o máximo possível de pessoas da nossa querida Gurupi.”

Detalhes do Projeto “Criar”

O projeto “Criar” se desdobrará ao longo de dois meses, de segunda a sexta-feira, com seis horas diárias dedicadas à oficina. As atividades serão divididas em duas turmas pela manhã e duas à tarde, proporcionando ampla oportunidade de participação. Ao término da oficina, está prevista uma cerimônia pública de encerramento, com a entrega de certificados aos participantes, seguida por uma exposição das esculturas produzidas durante o curso.

Leia Também:  Roda Literária nesta quinta-feira(21), às 19 horas, na Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara, em Palmas.

Acessibilidade e Contrapartida Social

O projeto não apenas visa à expressão artística, mas também à inclusão e à solidariedade. Para garantir a participação de todos os interessados, serão oferecidos serviços de interpretação em Libras durante a oficina e a abertura da exposição. Além disso, o local do evento contará com acessibilidade para cadeirantes, incluindo rampas e banheiros adaptados.

Uma importante iniciativa de responsabilidade social está integrada ao projeto, com a doação de esculturas produzidas durante a oficina. Uma escultura será destinada à APAE para ajudar na arrecadação de fundos, enquanto outras duas serão doadas para as secretarias de Cultura do Estado do Tocantins e do município de Gurupi, enriquecendo seus acervos.

Sobre o Artista

Emerson Leitão Filho, natural do Maranhão e radicado em Tocantins desde a infância, possui um vasto currículo artístico. Além de escultor e artesão, já trabalhou com diversos materiais, incluindo argila, pedra sabão, madeira e ferro. Com um histórico de participação em feiras de artesanato em todo o país, Filho também se destaca por sua atuação no movimento cultural dos anos 1980 e suas contribuições para a cena artística local.

Leia Também:  Dia Internacional da Pessoa Idosa: MinC atua para valorizar o fazer cultural da população 60+

Participe do Projeto “Criar”

Para aqueles que desejam se envolver nessa experiência enriquecedora, as inscrições e informações adicionais estão disponíveis através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

A exposição das obras resultantes da oficina será realizada entre os meses de março e julho de 2024, em local a ser definido na cidade de Gurupi. Acompanhe as redes sociais do artista Emerson Filho para atualizações sobre o projeto e outras atividades artísticas.

Serviço

  • O quê: Projeto “Criar” – Oficina de Escultura em Argila e Exposição
  • Quando: Entre março e julho de 2024
  • Onde: Gurupi, Tocantins (local a definir)
  • Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade