O projeto de Leitura Dramática – Cena Dramática concluiu, com êxito, sua circulação pelo Tocantins, realizando quatro apresentações gratuitas que reuniram cerca de 100 pessoas ao longo da programação, reafirmando a importância da leitura dramática como ferramenta de formação, fruição cultural e preservação da memória do teatro tocantinense.
A circulação teve início no dia 11 de novembro, em Paraíso do Tocantins, com apresentação no Teatro Cora Coralina, espaço que recebeu público diverso, formado por artistas, estudantes, educadores e apreciadores das artes cênicas. Já em Palmas, o projeto realizou três apresentações no sábado, dia 13, no Parque do Idoso, ampliando o acesso da população a uma experiência teatral em espaço aberto e de convivência comunitária.
Inspirado na histórica Oficina de Leitura Dramática ministrada pela atriz Fernanda Montenegro em Palmas, no ano de 2003, o projeto foi idealizado pela atriz Bell Gama, uma das participantes daquela formação, e nasceu com o propósito de resgatar esse legado artístico ao mesmo tempo em que promove o encontro entre atores profissionais tocantinenses e jovens estudantes da rede pública.
As apresentações trouxeram ao público a Cena Dramática, com leitura do texto “Mercedes”, da autora Sol Miranda, integrante da coletânea Dramaturgia Negra. Com direção e adaptação de Bell Gama, o elenco foi composto pelas atrizes Anabelle Martins, Cinthia Abreu e Juliano Gomes e participação especial de Cleuda Milhomem e sonoplastia de Kaká Nogueira.
Mais do que apresentações artísticas, o Leitura Dramática – Cena Dramática consolidou-se como um projeto de formação, inclusão e acessibilidade, ao proporcionar vivência cênica a estudantes da rede pública e garantir acessibilidade em Libras em todas as sessões, ampliando o alcance e o direito à fruição cultural.
Para a idealizadora do projeto, Bell Gama, o balanço é de realização e continuidade. “Encerrar essa circulação é reafirmar que a leitura dramática segue viva como linguagem, como prática formativa e como espaço de encontro. Esse projeto nasce da memória da oficina da Fernanda Montenegro, mas olha para o presente e para o futuro, ao formar e inspirar novos artistas”, destaca.
O público, estimado em cerca de 100 pessoas, acompanhou com atenção e sensibilidade as leituras, demonstrando forte engajamento e reconhecimento da proposta artística. Para a professora e advogada Daniela Monticelli, a apresentação expôs palavra, escuta e presença cênica, de forma envolvente. “ O Projeto Cena Dramática é incrível, a leitura falou da literatura negra, senti um reconhecimento cultural, de que existe nossas bases, nossa cultura está arraigada na cultura preta, a cultura que é nossa, que faz parte do Brasil, com esse caldo cultural tão rico. Eu me senti acolhida, senti que faço parte dessa história”.
O projeto Leitura Dramática – Cena Dramática é uma realização da atriz Bell Gama, com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura, a valorização da memória artística local e a formação de novas gerações no teatro tocantinense.






