Evento será das 8h às 17h e contará com manifestações do povo Akwe Xerente com foco nas brincadeiras como Paparuta, cânticos e danças da cultura

Dia dos Povos Indígenas será comemorado com o Festival de Brincadeiras Akwe Xerente, em Tocantínia

publicidade

O Dia dos Povos Indígenas será comemorado com o Festival de Brincadeiras Akwe Xerente, na próxima sexta-feira (19) na Aldeia Boa Esperança, em Tocantínia, região central do estado.
A aldeia fica localizada na rodovia que liga Tocantínia a Rio Sono, a 20 quilômetros do perímetro urbano. O festival ocorrerá das 8h às 17h e terá diversas manifestações do povo Akwe Xerente com foco nas brincadeiras como Paparuta, cânticos e danças da cultura.
Em entrevista ao JTo, o secretário de educação de Tocantinia André Golveia informou que o Festival de brincadeiras indigenas Akwe foi criado para valorizar, resgatar e proporcionar às crianças indigenas e não indigenas o direito de optar e conhecer em praticar as brincadeiras dessa etnia e não apenas as brincadeiras voltadas para os brinquedos industriais.
Os interessados em participar, terão a oportunidade de se conectar com a história e os costumes dos povos indigenas.
André Golveia avalia que o evento proporciona à comunidade em geral a ampliação dos conhecimentos culturais indigenas. “O que faz com que a medida que mais conhecem valorizem a riquíssima cultura indígena xerente bem como se fortaleça as linguagens culturais de forma especial o uso da língua indígena xerente que é língua vó-oficial no município.
Conforme o secretário, o festival atende a proposta curricular e ao plano municipal de Educação pautados na Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil que propõe o cumprimento dos seus direitos de aprendizagem.
Ele destaca que dentre esses os direitos está o de brincar “que prevê que se desenvolva nos diversos ambientes e espaços e tempos a ampliação e valorização das produções e expressões culturais”.
Segundo André Golveia, o festival de brincadeiras indigenas e direcionado às crianças da educação infantil, mas tem também a participação de alunos e educadores do ensino fundamental da rede municipal, da comunidade xerente. Além dos anciãos, uma vez que os direitos de aprendizagem da educação infantil também preveem o direito das crianças a conviver com outras crianças e adultos aprendendo o respeito ás diferenças inclusive de linguagens e culturas.
O secretário orienta ainda que qualquer pessoa pode contribuir divulgando e participando das atividades do festival para fortalecer o direito das crianças à brincadeira e ao convivio e troca de saberes promovendo a interculturalidade.
O Festival de Brincadeiras Akwe Xerente é de iniciativa da Prefeitura de Tocantinia e ocorre por meio da Escola Municipal de Educação Infantil Indigena Simsari para comemorar a semana dos povos indigenas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nos dias 19 e 20 de abril, Tocantins recebe projeto de cultura popular com o Samba Chula Filhos de Oyó

Compartilhe essa Notícia

publicidade