País africano acusa israelenses de praticarem genocídio contra palestinos.
Com informações da Agência Brasil (EBC) | Foto: Ibraheem Abu Mustafa (Reuters) | 10/01/2024 – 22:35
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o respaldo do Brasil à denúncia da África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça, acusando o país de genocídio na Faixa de Gaza. O comunicado do Itamaraty destacou a condenação brasileira aos ataques do Hamas, mas também criticou o uso excessivo de força por Israel, que resultou em mais de 22 mil mortes, majoritariamente mulheres e crianças.
Lula apoiou a iniciativa sul-africana na busca por uma decisão da Corte para que Israel interrompa ações que possam configurar genocídio.
Durante a reunião com o embaixador palestino, o presidente ressaltou esforços diplomáticos, defendeu a solução de dois Estados e reiterou a necessidade de paz e segurança na região, enfatizando o papel do Brasil no Conselho de Segurança.
O governo brasileiro reafirmou a defesa de um Estado Palestino economicamente viável, coexistindo pacificamente com Israel, com fronteiras acordadas e reconhecidas internacionalmente, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, além de Jerusalém Oriental como capital.
#PalestinaLivre #FreePalestine #Genocídio #ArmistícioJá #CessarFogoJá #CeaseFireNow







