“Contraponto e contratempo – um mesclar da cultura tocantinense” é mais um dos projetos contemplados no edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa foi selecionada no módulo III da categoria Linguagens Artísticas – Dança e recebeu o recurso de R$ 50.000,00 para executar um espetáculo de ballet infantil, além de capacitação gratuita na área da dança. Quem está à frente da ação é a coreógrafa e professora Gaby Roxa, que busca levar o patrimônio cultural imaterial do Tocantins para o público através do projeto.
Destinadas à meninas de três a 15 anos de idade, participantes do projeto Ritmo Vertical, criado pela professora no ano de 2022 para ofertar aulas a crianças da região de Taquaralto, em Palmas, as inscrições para o espetáculo de ballet infantil seguem abertas até 30 de abril, com início dos ensaios em 7 de maio, sempre em horários escolares, de forma a não atrapalhar as estudantes, garantindo encontros no período da manhã, para quem estuda à tarde, e vice-versa. Outra exigência é de que as alunas estejam matriculadas na rede pública de ensino. O espetáculo deve ser realizado entre os dias 25 e 26 de outubro.
Segundo Gabi, o projeto é uma ação inédita na configuração de ballet infantil e a ideia surgiu diante da necessidade da comunidade de Taquaralto em ter projetos culturais que transmitissem a história do Estado do Tocantins. “O espetáculo trará histórias, arte e cultura do estado, como por exemplo as festas religiosas, alimentos tradicionais e o artesanato. Nosso objetivo principal é compartilhar esses conhecimentos com alunos da Educação Básica e contribuir para o desenvolvimento cultural e social da comunidade”, disse.
O projeto prevê ainda capacitações gratuitas, que também devem ser realizadas no mês de outubro, atendendo 110 pessoas na área da dança, com inscrições previstas para o mês de setembro. “Iremos realizar, em parceria com o Projeto Ritmo Vertical, o Workshop Saindo do Sedentarismo #PositiveSeDançando. Nesta vivência, serão ofertadas aulas de dança nos gêneros do forró, dance combat e ritmos, todas abertas à comunidade”, explicou.
Acessibilidade
De acordo com a proponente selecionada, um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estará presente durante toda a apresentação do espetáculo, de forma a garantir que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam acompanha-lo integralmente.
Ainda segundo a artista, os locais onde os ensaios e a estreia serão realizados possuem rampas de acesso, corrimões e banheiros adaptados para facilitar a locomoção e o uso por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Conheça a proponente
Gabriela Silva dos Santos, popularmente conhecida por Gaby Roxa, é coreógrafa e professora de ballet infantil. Considerada referência em criação de coreografias de grupos juninos no Tocantins, a artista está presente nesse movimento cultural desde o ano de 2008. Ao longo de sua carreira, deu aulas em escolas, estúdios, espaços particulares de dança e em projetos voluntários. É idealizadora e ministra aulas no projeto Vivências de Dança, que acontece no Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas, e na ação Ritmo Vertical.
Possui Licenciatura em Educação Física pelo IFTO e atua na criação de coreografias para ballet infantil, aulas de dança, performances, projetos voluntários e direção de espetáculos. Como coreógrafa, operou em espetáculos como a Junina Cafundó do Brejo, de 2009 a 2019; I Live de Casamento do Tocantins, em 2020; Alice no mundo das fadas, em 2022, e a Junina Encanto Luar, entre os anos de 2014 e 2022.
Para saber mais informações sobre o projeto, acesse o perfil da artista no Instagram (@prof.gabyroxa).
Ficha técnica
Proponente, diretora geral e coreógrafa: Gabriela Silva dos Santos
Assistente de direção: Ricardo Antônio Pereira da Costa
Roteirista e personagem: Antônio Campos da Silva Função
Diretora artística: Daniela Silva dos Santos
Fotógrafo e Social Media: Daniel Santos de Carvalho
Assessoria de Imprensa: Ronaldo Coelho Teixeira
Intérprete de Libras: Luan Crispim de Andrade
Corpo de baile: Alunas de Ballet Infantil do Projeto Ritmo Vertical