Lei Paulo Gustavo

Lpg Araguaína: Artistas e produtores tem até sexta, 12, para apresentar documentação

A publicação do resultado final dos editais está prevista para 12 de fevereiro. Foto: Divulgação

publicidade

A publicação do resultado final dos editais está prevista para 12 de fevereiro. Foto: Divulgação

Artistas e produtores culturais selecionados para receber o incentivo federal da Lei Paulo Gustavo (LPG) têm até sexta-feira, 12, para apresentar a documentação necessária para a habilitação. A lista com o resultado preliminar do Edital de Chamamento Público está disponível da edição n° 2943 do Diário Oficial de Araguaína. O link para upload dos documentos dos aprovados está no site da Prefeitura: https://www.araguaina.to.gov.br/formulario-de-inscricao-da-lei-paulo-gustavo-1.

“Ao todo, foram contemplados 98 projetos, sendo 47 na área de audiovisual e 51 projetos nas demais áreas, consolidando a diversidade e a qualidade das propostas recebidas”, informou o secretário da Cultura de Araguaína, Edson Gallo.

Para este ano, o Tocantins contará com R$ 25 milhões por meio da LPG. O valor correspondente a Araguaína é de R$ 1,53 milhão. O montante contava com percentuais destinados por modalidade dos projetos e foi remanejado devido à ausência de projetos inscritos em algumas modalidades.

“O remanejamento de verbas, previsto em lei, revela o compromisso da secretaria em promover uma distribuição equitativa de recursos, fomentando a cultura e o lazer de forma abrangente. Essa prática visa garantir a máxima abrangência de iniciativas culturais, o que possibilitou a inclusão de mais projetos que estavam inicialmente na categoria de suplentes”, explica Gallo.

Leia Também:  Para a ministra Margareth Menezes, Tocantins é território fértil para a cultura

Lei Paulo Gustavo

Por meio da Lei Paulo Gustavo, promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, são liberados recursos para fomentar produções audiovisuais, curtas-metragens, médias-metragens, cinema de rua, cineclubes, videoclipes, podcasts, desenvolvimento de roteiros, dança, artes visuais, circo, cultura circense, leitura, artesanato, entre outras manifestações artísticas.

Cronograma

A próxima etapa, entre os dias 15 e 25, é a análise da documentação para habilitação das propostas selecionadas, concluída com a publicação do resultado preliminar. O prazo para interposição de recursos ao resultado preliminar será de 26 de janeiro a 1° de fevereiro, com análise dos recursos interpostos de 1° a 9 de fevereiro.

A última fase será a publicação do resultado final dos editais, prevista para 12 de fevereiro.

Etapas cumpridas

A primeira consulta pública com a população foi realizada ainda em março de 2023 e, no mesmo mês, a Prefeitura ofereceu oficinas de formação audiovisual para os profissionais do setor cultural. No segundo encontro, em maio, a classe cultural escolheu representantes para participar da comissão que elaborou os editais. As inscrições iniciaram no dia 17 de outubro e terminaram no dia 31 de outubro de 2023. No mês seguinte foi cumprido o prazo entre a inscrição e escolha de pareceristas por meio de credenciamento.

Leia Também:  Aprovado para produção na Ancine, documentário dramatizado de Hélio Brito vai abordar as disputas políticas ocorridas no Sul do Maranhão e extremo Norte de Goiás

A Secretaria reforça que todo o processo de habilitação dos projetos contemplados se dá de forma transparente, com todas as etapas disponíveis à apreciação dos proponentes. “A conquista de 98 projetos evidencia o sucesso da iniciativa e a relevância dos projetos culturais para a comunidade”, finaliza o secretário.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade