De 12 a 18 de agosto, atividades incluem seminários, exposições e visitas a patrimônios tombados.

Na Semana do Patrimônio, Iphan promove ações educativas em todo o País

publicidade

Entre os dias 12 e 18 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove a Semana do Patrimônio, uma série de ações em todo o País que visam fortalecer o sentimento de identificação do grande público com bens materiais e imateriais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro. As atividades incluem exposições, apresentações culturais, seminários, rodas de conversa e visitas guiadas a centros históricos, prédios tombados e sítios arqueológicos, entre muitas outras programações espalhadas por 23 estados brasileiros e no Distrito Federal.

As ações são realizadas tanto em capitais quanto em cidades que possuem escritórios técnicos do Iphan. Além das programações presenciais, também haverá eventos online e em formato híbrido que podem ser acompanhados de qualquer lugar do País. Com o conceito Iphan junto com você, a programação completa pode ser conhecida neste link: juntocomvoce.iphan.gov.br/

“Queremos ressaltar um movimento de aproximação do Iphan com a população, especialmente com os segmentos historicamente negligenciados pelas políticas públicas do Patrimônio”, afirma Leandro Grass, presidente do órgão. “Para além da preservação de bens, contribuir para que as pessoas conheçam e reconheçam a importância desses bens para a construção da história e da identidade do povo brasileiro, em iniciativas de Educação Patrimonial como esta Semana do Patrimônio, é uma das nossas principais missões. É estar perto do cidadão para fortalecer sua autoestima e fazer de nossa identidade um vetor de promoção de dignidade e de desenvolvimento socioeconômico.”

Leia Também:  Apoiado pelo Governo do Tocantins, documentário “Doutor Araguaia” resgata a trajetória de médico gaúcho que lutou na Guerrilha do Araguaia

Dia do Patrimônio Cultural

As atividades comemoram o Dia do Patrimônio Cultural, celebrado no dia 17 de agosto, em alusão ao aniversário do advogado e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), responsável por criar, em 1937, o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), órgão que daria origem ao Iphan.

Confira aqui a programação da Semana do Patrimônio na sua cidade, estado ou em outra localidade com transmissão on-line

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Iphan

[email protected]

www.iphan.gov.br

www.facebook.com/IphanGov |

www.twitter.com/IphanGovBr

www.youtube.com/IphanGovBr

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade