O projeto cultural “Vem Cá, Vou te Contar” propõe apresentações culturais e leva contação de histórias inspiradas em sonhos, amor e superação para crianças, jovens e idosos.
Segundo a produtora cultural e arte-educadora, Leidiane Martins, responsável pelo projeto, o nome “Vem cá, vou te contar” traz histórias do cotidiano que possam passar conhecimentos de uma geração para outra, aproximando o público e os artistas.
“As apresentações não são em teatros, mas para públicos de 20 a 30 pessoas, para podermos nos aproximar mais do nosso público e desenvolver a história. Por isso o nome do projeto é ‘Vem cá, vou te contar”, explica a arte-educadora Leidiane Martins.
Os esquetes das apresentações são acessíveis a todos os públicos, com interpretação de libras e de audiodescrição para pessoas com deficiência auditiva e visual.
“Garantimos a acessibilidade dos nossos produtos artísticos, levando muitas vezes para idosos, para crianças com deficiência, para jovens em situação de vulnerabilidade. Podendo acolher de todas as formas os nossos espectadores”, afirma Leidiane Martins.
O próximo evento está previsto para o dia 8 de abril, no Parque dos Idosos, às 16h, com as atrizes, Magna Carneiro e Leidiane Martins, apresentando a história “A Chegada de Lampião no Inferno”. Atendendo todas as regiões da cidade, as apresentações são livres para todas as faixas etárias.
A produtora cultural ressalta ainda que o projeto instiga a formação pessoal e democratização da arte com todas as apresentações gratuitas. O objetivo é dar oportunidade para que as pessoas se apropriem, crítica e construtivamente, dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com os coletivos locais.
O Projeto Cultural tem parceria com a Companhia A Barraca, e é financiado pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Secretaria Estadual de Cultura.
*Andressa Ribeiro é integrante do programa de estágio entre Jornal do Tocantins e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob orientação de Vilma Nascimento.







