A Companhia A Barraca, organização produtora de artes cênicas e audiovisuais do Tocantins, concluiu com sucesso o projeto de desenvolvimento do roteiro da série TinderElas no Divã, uma comédia live-action que acompanha a vida de quatro mulheres enfrentando os altos e baixos do amor em tempos de aplicativos de relacionamento. O projeto, realizado com apoio do Edital Audiovisual Tocantins 2023, via Secretaria Estadual da Cultura e Ministério da Cultura, entrega um material inédito e pronto para futuras etapas de produção, incluindo um potencial longa-metragem baseado na série.
Dividida em sete episódios de 30 minutos, TinderElas no Divã é escrito pelas roteiristas Mariana Freitas, Mariana Ramos em atuação conjunta com as integrantes da Companhia e traz um olhar irreverente e bem-humorado sobre os desafios da vida moderna, explorando temas como sororidade, independência feminina, carreira, relacionamentos e autoaceitação. A trama começa quando Luara, Karen, Marília e Raiane se conhecem na sala de espera de um terapeuta que nunca chega. O encontro inesperado acaba resultando em uma terapia de grupo nada convencional, regada a boas doses de humor e autodescoberta.
Com um enredo envolvente e personagens multifacetadas, a série também propõe uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea, abordando questões como maternidade solo, menopausa, divórcio, sexualidade e o mito da “rivalidade feminina”. A história se passa em Palmas, inserindo a cidade no circuito das produções audiovisuais nacionais e valorizando a mão de obra local, com uma equipe composta majoritariamente por mulheres (90%).
Com o roteiro de TinderElas no Divã finalizado, a produtora busca parcerias para transformar essa história em uma obra audiovisual de grande alcance, abrindo possibilidades para a produção de um filme baseado na série. “A conclusão desse roteiro é um marco para a Companhia A Barraca e para o audiovisual tocantinense. TinderElas no Divã é uma história que fala diretamente com o público feminino, mas também convida toda a sociedade a refletir sobre as dinâmicas dos relacionamentos e o impacto da sororidade na vida das mulheres. Estamos muito animadas com as próximas etapas e esperançosas de levar essa narrativa para as telas”, afirma Cinthia Abreu, presidente da Companhia.
Contrapartida social
Ao longo do ano de 2024, a Companhia realizou duas ações de contrapartida social do projeto, por meio de leitura dramática do roteiro para estudantes de artes cênicas do Tocantins, sendo uma realizada no mês de Junho e outra em Novembro.
Companhia
Fundada em 2002, a Companhia A Barraca executa projetos de Arte, Cultura, Educação e Assistência Social. Tem vasta experiência na produção de projetos das áreas de Teatro, Audiovisual, Literatura, Música, produção de festivais e formação de plateia. Os trabalhos realizados focam a importância da arte e cultura como instrumentos de transformação e integração social, buscando provocar discussão e reflexão com temáticas socioculturais. Trata-se da mais antiga companhia teatral do Tocantins em atividade, sendo mais de duas décadas de trabalhos no Tocantins. A trajetória já agrega mais de 20 anos de história, mais de 300 alunos e multiplicadores em projetos de arte-educação, apresentação de mais de 20 espetáculos teatrais e esquetes, 10 prêmios e produção executiva de mais de 20 eventos culturais. A equipe é formada por cerca de 20 colaboradoras (Diretoria e Núcleo Experimental), sendo todas elas todas atrizes e produtoras culturais, que ainda conciliam funções como pedagogas, arte-educadoras, gestoras culturais e comunicadoras.