O secretário da Cultura do Tocantins Tião Pinheiro recebeu nesta quinta-feira, 30, a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino, e parte de sua equipe em um encontro que marcou o início de uma colaboração mais estreita entre o município e o Estado para o fortalecimento das políticas públicas culturais. A reunião, realizada na sede da Secretaria da Cultura (Secult), foi pautada pelo diálogo e pela disposição de unir esforços em prol do desenvolvimento cultural da região.
Ao dar as boas-vindas, Tião destacou a importância da parceria entre as esferas estadual e municipal. “Convidamos a Luara aqui para parabenizá-la por ter assumido a Fundação Cultural de Palmas, desejar a ela e equipe sucesso e colocar a Secult à disposição para, juntos, através de parcerias, fomentarmos e fortalecermos a nossa cultura seguindo a missão que nos confiou o governador Wanderlei Barbosa”, disse o titular da Secult ao ressaltar a visão de transversalidade defendida pelo chefe do Executivo estadual.
Luara Aquino, por sua vez, agradeceu a recepção e destacou a importância do encontro como um passo estratégico para o fortalecimento das políticas culturais na capital e em todo o Tocantins. Segundo a presidente da FCP, a reunião abriu caminhos para parcerias e projetos conjuntos. “Foi um importante momento que nós tivemos aqui com o secretário da Cultura Tião Pinheiro, um grande amigo, um grande trabalhador da cultura e que veio nos abrir as portas para parcerias. E isso é uma das nossas perspectivas como presidente da Fundação Cultural de Palmas. E eu vejo que isso é um motivo de comemoração para que a gente possa realizar muitos trabalhos em conjunto e em parceria para o desenvolvimento da cultura, tanto em Palmas quanto no Estado do Tocantins”, afirmou.
Fortalecimento do sistema de cultura
Ainda durante o encontro, Luara Aquino enfatizou o papel do Estado como vetor para o funcionamento do sistema de cultura, enquanto o município atua na execução de ações locais. “Se entre nós não houver fortalecimento, as ações não vão fluir. Precisamos desse apoio para dialogar com a classe artística e cultural”, afirmou. Ela também mencionou a descentralização do Centro de Criatividade, com planos de expandir as atividades para bairros com menos acesso à cultura.
O superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda, sugeriu uma parceria para capacitar conselheiros de cultura, reforçando a necessidade de engajamento dos representantes da sociedade civil. “O conselho não basta ter apenas representantes; precisa ter participação ativa”, complementou Tião Pinheiro.
Possíveis parcerias e reconhecimentos
Entre os projetos discutidos, destacou-se a possibilidade de colaboração na retomada de eventos voltados à valorização dos artistas locais e eventos culturais, a exemplo da Feira do Livro. Luara Aquino também agradeceu os elogios recebidos pela execução da Lei Aldir Blanc 1, da qual esteve à frente, e reforçou seu compromisso com as necessidades da população. “Eu tô aqui, mas não é em mim que tenho que pensar, é nos que têm mais necessidade”, afirmou.
Tião Pinheiro citou capacitações realizadas anteriormente pela Secult, enquanto Luara elogiou a programação do Seminário da Economia Criativa promovida pela secretaria. “Quem participou tem certeza do que foi feito”, disse. Ao final do encontro, o titular da Secult entregou uma lembrança do Governo do Tocantins à presidente da FCP e desejou sucesso à equipe da Fundação Cultural.
Participantes da reunião
Também estiveram presentes na reunião o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda; a assessora institucional Aurielly Painkow; a assessora jurídica Dinara Prado; o coordenador do Núcleo de Editais, Tales Monteiro; o gerente de Desenvolvimento da Cultura, Luciano Pereira; e a gerente de Planejamento, Fomento e Parcerias Culturais, Savana Sanches. Pela Fundação Cultural de Palmas, participaram ainda as assessoras Zilene Miranda Aquino e Ana Paula Moura; e o diretor de Arte e Cultura, Toninho Borges.