Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) e a Comissão Organizadora do Fórum e da Teia Estadual de Cultura Viva publicam o Chamamento para Credenciamento dos Pontos de Cultura. Os eventos serão realizados de 12 a 14 de dezembro de 2025, com abertura oficial em Palmas e atividades em Taquaruçu, e tem como objetivo principal promover a articulação entre os Pontos e Pontões de Cultura do Estado e eleger os representantes que participarão da etapa nacional da Teia Cultura Viva que será realizada em Aracruz, no Espírito Santo, de 24 a 29 de março de 2026.
O credenciamento visa garantir a representatividade dos Pontos de Cultura nas discussões e deliberações do Fórum Estadual da Política Nacional de Cultura Viva no Tocantins, fortalecendo a construção coletiva das políticas culturais no Estado. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no link: Formulário de credenciamento dos Pontos de Cultura.
Os Pontos de Cultura do interior que desejarem receber ajuda de custo para participação deverão efetivar o credenciamento até o dia 22 de outubro de 2025. A participação é aberta a todos os Pontos de Cultura reconhecidos nas esferas municipal, estadual e nacional, sendo permitido o credenciamento de um representante por instituição.
Criação da Comissão Organizadora
A realização do Fórum e da Teia Estadual está sendo conduzida pela Comissão Organizadora dos Pontos e Pontões de Cultura Viva do Tocantins, instituída pela Portaria nº 104/2025, de 8 de outubro de 2025.
A Comissão é composta por representantes dos Pontos e Pontões de Cultura e de entes públicos, incluindo Erval Benmuyal (Pontão Estadual Tambores do Tocantins), Darlan Soares, Andrea Lambertucci, Bruna Oliveira, Márcio Bello, Lêda Galvão Matias, Cícero Belém Filho, Antônio Miranda dos Santos (superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura/SECULT) e Juscelino Alves de Oliveira (Assessor Técnico/SECULT).
Entre suas atribuições, estão a coordenação e organização dos eventos, a promoção da gestão compartilhada entre entes públicos e sociedade civil, e a garantia de participação diversa e paritária, contemplando diferentes territórios e perfis de Pontos de Cultura — rurais, urbanos, indígenas, quilombolas e periféricos.
De acordo com o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda, o credenciamento é fundamental para garantir representatividade e fortalecimento das políticas culturais no estado. “A iniciativa assegura voz ativa nas discussões, deliberações e construção coletiva das diretrizes do movimento Cultura Viva. Além disso, possibilita o intercâmbio de experiências e o reconhecimento das manifestações culturais existentes nos territórios. Estar credenciado é afirmar a identidade e o protagonismo dos Pontos de Cultura. A participação qualifica o evento e reforça a rede cultural tocantinense,” afirmou.
Fórum e Teia Estadual Cultura Viva
O Fórum e a Teia Estadual Cultura Viva são espaços de integração, formação, difusão e fortalecimento da Rede Cultura Viva, reunindo representantes de todo o Estado para trocas de experiências, debates sobre políticas públicas e articulação de ações conjuntas.
O evento estadual também integra a etapa preparatória para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que será realizada entre 24 e 29 de março de 2026, no município de Aracruz (ES), com o tema “Pela Justiça Climática”.







