Gestão Cultural

Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult/TO tem novo dirigente

publicidade

Antônio Miranda dos Santos, natural de Cristalândia, Tocantins, é o novo Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura – SFIC da Secretaria de Estado da Cultura – SeCult/TO. A sua nomeação, feita pelo governador Wanderley Barbosa, foi publicada nesta sexta-feira, 14, no Diário Oficial.
Miranda dos Santos possui uma sólida formação acadêmica. É graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS – e especialista em História Social pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Além disso, ele possui especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Marabá – FACIMAB – e pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Seu percurso acadêmico é coroado com um mestrado em Geografia, também pela UFT.
Ao longo de 17 anos, Miranda dos Santos acumulou vasta experiência na área de patrimônio cultural, atuando em diversas esferas e funções. Na esfera estadual, sua competência em gestão cultural foi evidenciada durante seu mandato como presidente do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins, e nas funções de técnico e também gestor (superintendente) em patrimônio na Secretaria da Cultura, além de ter sido diretor de Patrimônio Cultural e superintendente na Fundação Cultural do Tocantins. No âmbito federal, destacou-se como superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/TO. Entre suas contribuições significativas estão os estudos sobre paleografia, a História da África em seus aspectos históricos e geográficos, e a cultura e presença negra no Brasil.
Miranda dos Santos coordenou importantes projetos culturais, como o Inventário de Referências Culturais (INRC) de Porto Nacional/TO e o Inventário Estadual de Referências Culturais de Monte do Carmo/TO. Ele foi o idealizador e coordenador do projeto Patrimônio, Identidade e Ação de Natividade/TO, apoiado e financiado pela UNESCO. Sua atuação também incluiu a participação na equipe que realizou o mapeamento do patrimônio cultural do Tocantins, trabalho que resultou na publicação do livro ‘Vivências e Sentidos’, pelo IPHAN.
Com essa rica trajetória acadêmica e profissional, Antônio Miranda dos Santos assume a SFIC-Secult/TO com o compromisso de dar continuidade ao trabalho já iniciado pela professora Kátia Maia Flores, que retorna à UFT. Como pudemos verificar, o Secretario Tião Pinheiro continuará contando com outro grande profissional em mãos, na condução de sua pasta.
Informações: Lattes/Orcid/UFT.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Edital vai destinar este ano até R$ 400 mil para 15 blocos carnavalescos de rua

Compartilhe essa Notícia

publicidade