Segundo o levantamento do Censo, 75,98% da população indígena residente no estado estão dentro de terras delimitadas. Veja a lista com as 10 cidades tocantinenses que abrigam a maior quantidade dos povos.

Tocantins é o segundo estado do Brasil com maior percentual de indígenas vivendo dentro de terras indígenas

publicidade

Tocantins tem indígenas de 10 etnias — Foto: Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

O Tocantins é o segundo estado do Brasil com o maior percentual de indígenas vivendo dentro de terras indígenas. Segundo o levantamento feito pelo Censo 2022, a percentagem é de 75,98%. O estado fica atrás apenas do Mato Grosso, com 77,39%.

O censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.

Conforme a pesquisa, há 20.023 indígenas vivendo no Tocantins. O censo não traz detalhes sobre a origem dos povos. Mas, segundo informações do governo, a população está distribuída em nove etnias: Karajá, Xambioá, Javaé (que forma o povo Iny) e ainda os Xerente, Apinajè, Krahô, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro (Cara Preta) e Pankararu. A preservação da língua e das tradições culturais varia conforme cada povo e histórico de sobrevivência.

Tocantínia é o município tocantinense com a maior quantidade de indígenas, seguido por Goiatins e Tocantinópolis. Abaixo, você confere as 10 cidades com maior população dos povos. Veja:

Leia Também:  Mostra Cine Xerente é adiada para os dias 14, 15 e 16 de Junho
  1. Tocantínia – 4.086
  2. Goiatins – 2.650
  3. Tocantinópolis – 2.352
  4. Lagoa da Confusão – 2.340
  5. Formoso do Araguaia – 1.633
  6. Itacajá – 1.195
  7. Pium – 983
  8. Gurupi – 802
  9. Palmas – 645
  10. Maurilândia do Tocantins – 483

Indígenas Xerente do Tocantins — Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins

 

No estado há várias referências sobre os povos. O próprio nome Tocantins tem origem no tupi e significa ‘bico de tucano’. A praça localizada no centro da capital, Palmas, possui um piso com painéis que fazem referência às etnias.

Pela primeira vez, o Tocantins criou uma secretaria voltada à proteção e preservação dos povos originários tradicionais. Narubia Silva Werreria Karajá fez história ao ser a primeira indígena a assumir uma secretaria. O objetivo, dentre outros, é desenvolver projetos que visem à implementação da política estadual de proteção aos povos originários e tradicionais em todas as áreas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade