Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

publicidade

O Choro, que inspirou ritmos como samba, marchinhas carnavalescas e bossa nova, foi recentemente reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Um projeto no Tocantins, “Vivência Inicial de Choro para a Melhor Idade”, vai ser ofertado para a melhor idade, resgatando lembranças, promovendo encontros e ampliando horizontes artísticos.

A primeira apresentação acontece na próxima quarta-feira, 03, às 18h20, na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes (706 Sul), com entrada franca, convidando o público a redescobrir o gênero considerado o primeiro movimento musical urbano do Brasil. Mais do que um concerto, o projeto aposta no poder da música para inclusão social, preservação cultural e valorização da memória.

A abertura contará com um concerto especial de Choro, interpretado por um quarteto formado por guitarra acústica, saxofone tenor, clarineta e pandeiro. A apresentação marca também o início das oficinas de percussão e canto coral, destinadas aos idosos do projeto de extensão Maturidade (En)Cena, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Para o músico e responsável pelo projeto, Iogo Landinho, a iniciativa representa um gesto de reconhecimento e afeto para com a terceira idade. “O Choro carrega em suas melodias a história do Brasil e uma força de conexão que emociona gerações. Levar essa vivência para os idosos é uma forma de promover dignidade cultural, abrir espaço para que eles expressem seus talentos e, principalmente, para que se reconheçam como parte fundamental da nossa memória coletiva”, afirma Landinho.

Leia Também:  Uma homenagem ao Dia do Músico

O projeto prevê ainda um recital final, em que os idosos participantes das oficinas irão se apresentar junto ao grupo de Choro, reafirmando o protagonismo cultural da melhor idade. A expectativa é de reunir cerca de 150 pessoas em cada apresentação, totalizando mais de 300 espectadores ao longo das ações.

Com entrada gratuita, o evento abre as portas para todos os públicos que desejam celebrar a força e a beleza da música brasileira em sua forma mais original.

Projeto

O projeto é uma realização do músico Iogo Landinho, patrocinado por edital de Música da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Fundação Cultural de Palmas e Ministério da Cultura (MinC).

Serviço:

O quê: Abertura do projeto Vivência Inicial de Choro para a Melhor Idade

Quando: Quarta-feira, 03 de setembro, às 18h20

Onde: ETI Vinícius de Moraes (706 Sul), Palmas – TO

Entrada: Gratuita

Ficha técnica:

Diretor Geral: Iogo Landinho

Produtor musical: Bruno Barreto

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Cerimonialista: Geyslany Landinho

Designer gráfico: Iara Malaspina

Leia Também:  Seduc abre inscrições para o 4º Canta Tocantins das Escolas Estaduais

Fotografia e Videomaker: Gabriela Marques

Intérprete de libras: Thallyta Teixeira

Técnico de som: Daniel Mangaba

Professores:

Oficina de Canto Coral: Ane Oliveira

Oficina de Percussão: Matheus Les

Músicos:

Clarineta e flauta transversal: Ayrton Ferreira

Saxofone-tenor: Bruno Barreto

Guitarra acústica: Iogo Landinho

Pandeiro: Matheus Les

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade